Pressao Sanguinea – Quando o Coração Pede Paz

02-quando-o-coracao-pede-paz-sistema-cardiovascular-e-pressao-sanguinea

Sistema Cardiovascular e Pressão Sanguínea:

 

Uma sessão de Tai Chi Chuan pode beneficiar o coração tanto quanto uma boa caminhada. Foi comparada a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a de cardíacos que passaram a praticar esta arte. Os dois times empataram em matéria de benefícios. Os movimentos lentos podem baixar a pressão arterial muito elevada até ela ficar normal.

 

Fonte: Pesquisa realizada por Cardiologistas – Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos

 

Segundo um estudo feito em Março de 1999 publicado no Periódico da Sociedade Americana de Geriatria, a prática do Tai Chi Chuan ajuda na redução da pressão alta. Foram analisados adultos mais velhos praticando Tai Chi Chuan durante 12 semanas, tendo reduções de pressão sanguínea muito significativas.

 

Pesquisadores recrutaram 62 pessoas adultas sedentárias entre as idades de 60 e 80 anos. Elas tinham pressão sanguínea alta e tomavam medicamentos para regularizar. Os participantes foram divididos aleatoriamente dentro dois grupos: um que praticava Tai Chi Chuan com intensidade leve por 12 semanas e outro que praticava moderadamente exercícios aeróbicos, dentro do mesmo período. Os que praticaram Tai Chi Chuan e o grupo de exercícios aeróbicos tiveram reduções parecidas e significantes na pressão sanguínea, durante o período de estudo.

 

Foi concluído na pesquisa que a pratica regular do Tai Chi Chuan regulariza a pressão sanguínea.

 

Fonte: Conduzindo o estudo esteve Drª. Deborah Rohm, da Universidade John Hopkins.

 


 

Pratique Tai Chi Chuan e troque experiência com outros alunos!
Participe do 4º Workshop Tai Chi Chuan 24 Formas – Presencial!

 

Clique Aqui Para Saber Mais Sobre O 4º Workshop de Tai Chi Chuan.